Na última quarta-feira (05), os profissionais da enfermagem realizaram um ATO em frente ao Congresso Federal em Brasília, contra a suspensão do PISO SALARIAL feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de ter sido aprovado por unanimidade pelo Congresso e Senado Federal, o STF atendeu a uma liminar impetrada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde) no STF questionando o fato de o Legislativo não ter previsto quais recursos serão utilizados para o pagamento.
Apesar da suspensão por 60 dias feita STF, os trabalhadores da enfermagem se mobilizaram em todo país e de fato foram até a porta do Congresso Nacional pressionar os parlamentares para que sejam definidas as fontes de recursos para custear o piso. Sempre em favor das categorias dos trabalhadores da enfermagem, a Deputada Federal Carmen Zanotto, marcou presença no ATO junto aos representantes dos sindicatos da enfermagem carioca. “A enfermagem merece um salário digno, é uma luta de mais de 30 anos. Não vamos desistir.” Afirmou Carmen Zanotto.
Um dia antes do ATO, o Senado aprovou o projeto de lei que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social para financiamento do piso salarial da enfermagem, agora, o texto da PL 44/2022 segue para votação na Câmara dos Deputados.
SATEMRJ NA LUTA!💪