Chame no WhatsApp

Dia Nacional de Combate ao Câncer

🚨Dia Nacional de Combate ao Câncer
Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas a essa doença.
Dicas importantes que podem ajudar a prevenir e também descobrir e o câncer de maneira precoce, no último caso garantindo maior sucesso no tratamento:
– Vacine-se. Atualmente estão disponíveis vacinas que podem ajudar na prevenção do câncer, como é o caso da vacina contra o HPV, que previne contra o câncer de colo do útero, e a vacina contra hepatite B, que ajuda na prevenção contra o câncer de fígado, que pode ser desencadeado pelo vírus da hepatite B.
– Não fume. O cigarro possui uma série de substâncias tóxicas e cancerígenas que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Hoje se sabe, por exemplo, que até 90% dos cânceres de pulmão apresentam relação direta com o tabagismo. Vale salientar que o câncer de pulmão não é o único desencadeado pelo tabagismo, estando relacionado também com câncer de pâncreas, laringe, cavidade oral, faringe, entre outros.
– Não consuma bebidas alcoólicas. O álcool está relacionado com diferentes tipos de câncer, como o de boca, esôfago, estômago e intestino. O risco de desenvolvimento da doença é maior para aqueles que consomem essas bebidas em altas doses e por muito tempo.
– Tenha uma alimentação saudável. Inclua em suas refeições frutas, verduras, legumes e cerais, e evite alimentos fritos, gordurosos e a ingestão de grande quantidade de carne vermelha, como de porco e de boi. Não podemos esquecer-nos ainda dos alimentos industrializados, que são ricos em sal e conservantes e podem desencadear o câncer quando em excesso.
– Evite tomar sol nos períodos entre 10h e 16h. A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele, sendo assim, é fundamental, além de evitar o período citado, utilizar proteção quando a exposição for necessária, por exemplo: protetor solar e chapéu.
– Pratique atividades físicas. As atividades físicas são um fator importante quando o assunto é a manutenção da saúde. Muitas doenças podem ser prevenidas com elas, existindo evidências de que essa prática ajuda também na prevenção do câncer. Isso se deve ao fato de que quem pratica atividade física consegue manter-se no peso adequado, tem melhoria no sistema imunológico e equilíbrio nos níveis hormonais.”
– Visite o médico periodicamente. Avaliações médicas de rotina podem ajudar na identificação precoce de doenças e, por isso, no tratamento dessas doenças. Para mulheres, é fundamental a realização de exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, quando atingirem a idade adequada. No que diz respeito à saúde do homem, apesar de não haver consenso sobre a necessidade de exames periódicos para detectar câncer de próstata, recomenda-se que o médico seja procurado após os 45 anos, caso haja casos desse tipo de câncer na família, ou após os 50 anos. Para ambos os sexos, recomenda-se a realização do exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos, a fim de diagnosticar o câncer colorretal.
– Visite periodicamente o dentista e cuide da saúde bucal. Muitas pessoas não se preocupam com a saúde da boca e só procuram um dentista em situações em que há, por exemplo, dores de dente. Entretanto, o que poucos sabem é que esse profissional é também capaz de identificar sinais de câncer de boca, sendo assim, a visita periódica pode ser essencial para um diagnóstico precoce.
Veja mais sobre “27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer” em: https://brasilescola.uol.com.br/…/dia-nacional-do…
@miriamlopesnaluta
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email