Chame no WhatsApp

SATEMRJ comemora 33 anos de história!

SATEMRJ comemora 33 anos de história

Nesta segunda-feira (18), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (SATEMRJ) comemorou os seus 33 anos de história. Ao longo de 3 décadas, o SATEMRJ conquistou reconhecimento, respeito, dignidade e o espaço que os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem têm direito, trazendo a classe para o seu quadro de associados. Passou a ser profissionais reconhecidos e com representantes para reivindicar seus direitos.  Hoje, estas duas categorias representam um milhão e meio de trabalhadores, sendo a maioria da força de trabalho em todas as unidades de saúde.

Presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes
Diretor Financeiro do SATEMRJ, Luciano Pinheiro

 

O encontro reuniu integrantes da diretoria do sindicato, corpo jurídico e personalidades, como por exemplo, a fundadora do SATEMRJ, a auxiliar de enfermagem Maria Jose Peixoto. A presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes, fez a abertura do evento falando das dificuldades que a categoria passa no exercício de sua função e da importância de ser ter um sindicato forte e atuante, como também a participação dos trabalhadores da saúde no campo político “A nossa história do sindicato é muito grande, foram várias conquistas fruto de muita luta. Nós temos que avaliar nossos votos, a enfermagem precisa ocupar mais cadeiras nos parlamentos, a mudança é para já, precisamos mudar o que está acontecendo hoje, está muito ruim com esse governo perdemos muitos direitos e podemos perder mais.” Pondera Miriam Lopes.

 

Dayse Araújo, Conselheira Fiscal Suplente do SATEMRJ
Lucimar Oliveira, Diretora do Departamento Cultural do SATEMRJ

Dando sequência ao encontro, o cerimonialista Paulo Murilo de Paiva, destacou a sua trajetória como auxiliar, técnico de enfermagem e enfermeiro sempre junto ao SATEMRJ. “ Não poderia deixar de estar presente nos 33 anos do SATEMRJ, sindicato pelo qual tenho muito carinho e admiração”  Relatou Paulo Murilo. Ele também fez as entregas dos certificados de agradecimentos aos homenageados e foram eles: Maria Jose Peixoto, membro fundadora e pelos relevantes serviços prestados ao sindicado durante seus 33 anos de luta 1989/2022;  ABEFACO (Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade); EEAN (Escola de enfermagem Anna Nery) como primeira escola de formação de auxiliares de enfermagem no RJ; ANATEN-RJ (Associação de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Seção-RJ); à ABEN-RJ (Associação Brasileira de Enfermagem – Seção RJ) e a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Paulo Murilo de Paiva, homenageado

O diretor financeiro do SATEMRJ, Luciano Pinheiro, comentou sobre sua imersão no campo sindical, agradecendo aos alguns incentivadores presentes e destacou a as conquistas do sindicato. “As duas pessoas que me inseriram nesse campo político estão aqui hoje.  Viemos de uma sala alugada, conseguimos adquirir uma sede própria e um carro para os movimentos, isso foi um marco na história do SATEMRJ.” Relatou Luciano Pinheiro.  O encontro ainda contou com a presença da representante da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). “Agradecemos o convite e a homenagem, é um imenso prazer estar aqui.  Pude ouvir aqui tantas vitórias do SATEMRJ, e ficamos emocionados. Para nós que somos da luta, quando vemos cada vitória, comemoramos juntos!” Concluiu a representante da CTB, Katia Branco.

 

Katia Branco, representante da CTB
Gilberto Mendes, jurídico SATEMRJ
Fátima Virgílio da Abefaco (Salmão) e Aisar Santana (amarelo) 2ª Secretaria SATEMRJ
Ivonete Correa, 2ª Tesoureira do SATEMRJ

O coordenador jurídico do SATEMRJ contou um pouco sobre a atuação do jurídico desde 2016, através da CTB, ressaltando a forte atuação da presidente Miriam Lopes junto aos servidores públicos e a partir daí começou um forte trabalho também aos trabalhadores das redes privadas de saúde. “Foram propostas  mais de 200 ações na justiça e hoje, depois desse trabalho, o sindicato tem acordos coletivos com dezenas de empresas de saúde privadas, a presidente Miriam Lopes tem mobilizado os trabalhadores em assembleias, que tem gerado de reajustes de salários e garantia de direitos dos trabalhadores, inclusive aqueles afastados pela pandemia da COVID-19.” Relatou o Coordenador Jurídico do SATEMRJ, José Carlos Nunes do Santos.

Coordenador Jurídico do SATEMRJ, José Carlos Nunes do Santos

 

Ao final ocorreu o tradicional parabéns e confraternização com todos os presentes.

SATEMRJ NA LUTA!

 

 

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email