Chame no WhatsApp

Entrega da Medalha Pedro Ernesto à Prof.ª Maria José Bezerra de Araújo (in memoriam)

Nesta quarta-feira (22/07) ocorreu a de entrega da Medalha Pedro Ernesto à Prof.ª Maria José Bezerra de Araújo (in memoriam), homenagens e moções aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem em comemoração a Semana da Enfermagem, na Faculdade e Colégio de Enfermagem Bezerra de Araújo – FABA, tradicional instituição ensino da enfermagem do Rio de janeiro.  As condecorações  aos profissionais da enfermagem são referentes a Sessão Solene da Câmara Municipal do Rio de Janeiro ocorrida no dia 20 de maio de 2021 em plataforma virtual.

Da esquerda para a direita: Dra. Elizabeth Bezerra de Godoy Araújo – Vice-reitora da FABA; Paulo Murilo de Paiva – Gerente da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde do RJ; Shirley Zinzenando – Presidente da ANATEN; Shirley Zinzenando – Presidente da ANATEN; Sheila Araújo de Souza – Reitora da FABA e a Miriam Lopes – Presidente do SATEMRJ

A mesa abertura do evento contou com as presenças das seguintes personalidades da enfermagem:  Sheila Araújo de Souza – Reitora da FABA; Miriam Lopes – Presidente do SATEMRJ; Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell – Professora Emérita da UFRJ e Ex-presidente do COREN-RJ; Shirley Zinzenando – Presidente da ANATEN; Paulo Murilo de Paiva – Gerente da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde do RJ; Dra. Elizabeth Bezerra de Godoy Araújo – Vice-reitora da FABA.

Miriam Lopes ; Shirley Zinzenando e Paulo Murilo de Paiva

Emocionada, a Vice-reitora da FABA e irmã da Prof.ª Maria José Bezerra de Araújo (in memoriam), inaugurou a placa de homenagem (in memoriam).”É com imenso prazer que recebo em homenagem, embora  ainda seja difícil falar sobre ela, é uma coisa que não me acostumei ainda, mas com o tempo vou chegar lá .” Afirmou Dra. Elizabeth Bezerra de Godoy Araújo.

Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell; Presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes e o Dr. Douglas Torres – Coordenador da CAP 5.2, representando o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Miriam Lopes coloca medalha na Reitora da FABA

O momento também foi um oportunidade de levantar as bandeiras das lutas dos trabalhadores da enfermagem como a aprovação do PL2564 que estabelece o piso salarial e a jornada de trabalho para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. ”Importante todos vocês estarem presentes, pois vivemos tempos de lutas, não posso deixar de falar sobre as difíceis condições de trabalho para nossa categoria, tivemos muitas batalhas no Tribunal do Trabalho com muitas vitorias resgatando diversos direitos dos trabalhadores, como presidente do SATEMRJ sempre vamos em busca do direito do trabalhador da enfermagem.”Afirma Miriam Lopes, Presidente do SATEMRJ.

Miriam Lopes, Presidente do SATEMRJ

Representando o vereador Paulo Pinheiro(PSOL), a Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell agradeceu a todos os presentes e ressaltou a parceria com o SATEMRJ na realização do encontro de entrega das condecorações aos homenageados, comentou sobre a os atuais desafios que a enfermagem enfrenta e discursou sobre a homenagem a Prof.ª Maria José Bezerra de Araújo. “Eu queria dizer que a Prof.ª Maria José Bezerra de Araújo sempre buscou a lapidação de sua formação calçada no social e levou esse idealismo ao construir a FABA, mestra das mestras! Os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem precisam ser valorizados, representam em torno de 80% da força de trabalho em todas as unidades de saúde.” Ponderou a  Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell.

Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell – Professora Emérita da UFRJ e Ex-presidente do COREN-RJ

 

O evento contou a presença do Dr. Douglas Torres – Coordenador da CAP 5.2, representando o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz. Dando início a entrega das condecorações, a Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell  e a  presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes, vestiram as medalhas (Pedro Ernesto) em Sheila Araújo de Souza – Reitora da FABA, em seguida listou todos os enfermeiros homenageados,  Paulo Murilo listou todos os auxiliares e técnicos de enfermagem. Após esse momento, a presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes, a Prof.ª Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell e a Sheila Araújo de Souza – Reitora da FABA, prosseguiram com as entregas das honrarias aos que estavam presentes.

Comunicação SATEMRJ
#sauderj #saudepublica
#aprovapl2564 #30horasjá
#miriamlopesnaluta
#satemrj

www.satemrj.com.br
www.miriamlopesnaluta.com.br

 

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email