Chame no WhatsApp

SATEMRJ, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do município do Rio de Janeiro, através de sua Presidente Miriam Lopes, vem a público prestar
solidariedade aos Técnicos, Auxiliares de enfermagem e Enfermeiros de Manaus, diante desse momento trágico e doloroso. Toda nossa admiração e respeito aos profissionais do país pela coragem no enfrentamento a pandemia de COVID19, enfrentando não somente um vírus contagioso, mortal, mas toda dificuldade nas más condições de trabalho e desvalorização que enfrentam.

Vocês são os verdadeiros heróis, sem capa, mas de jaleco e EPIs neste cenário caótico que assola a saúde do país. Pais, mães, filhos, pessoas que todos os dias saem de seus lares para diminuir a dor, angústia e medo de tantos, através de cuidados, escuta e afeto, deixando para trás suas famílias na missão de cuidar do amor de outra família. Esses profissionais não escolheram a Enfermagem, foram escolhidos para exercer a profissão no seu amor ao próximo, no sentimento de acolher, cuidar e valorizar toda vida.

Medo de se contaminar, levar contaminação ao próprio lar, de ser mais um abatido na nobre missão do cuidado, mesmo assim firmes e com sorrisos por trás das máscaras, além dos ferimentos por horas de uso. Seguindo na linha de frente, muitas vezes no limite da exaustão e da tristeza. Sentimentos se misturam entre o riso e felicidade da recuperação de um paciente, dor dilacerante e vunerabilidade diante de um companheiro da profissão perdido para o vírus, sensação de impotência por cada vida ceifada.

A todos vocês nossa imensa admiração, gratidão e nossa luta por valorização, respeito e dignidade. Clamamos a população que se junte na luta de diminuir a sobrecarga nas unidades, com cuidados simples do distanciamento, evitando aglomeração e uso de máscaras. Estamos também perdendo profissionais. Precisamos cuidar de quem cuida. Aos governantes de todas as esferas e patrões das rede privada, que se conscientizem da importância da Enfermagem em todos os espaços de saúde, na assistência do nascimento a morte. Mas principalmente na luta por salva, recuperar, nunca desistindo de qualquer vida.

SATEMRJ na Luta!!!

Miriam Lopes na Luta!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email