Chame no WhatsApp

 

 

Outubro Rosa 2020: “Quanto antes melhor”

Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A campanha tem como objetivo alertar e incentivar a sociedade quanto à realização de exames preventivos e assim detectar a doença nos estágios iniciais. O Outubro Rosa apresenta, todos os anos, temas que auxilie todas as mulheres a compreender a saúde do corpo e como buscar suporte ou ajuda.

Em outubro desde ano a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. Com intuito de estimular as mulheres a adotar um estilo de vida mais saudável, através, da prática regular de atividades físicas e boa alimentação. Levando em consideração que estamos no meio de uma pandemia de Covid-19 e a população está evitando deslocamentos para as diversas unidades de saúde.

Segundo Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

Para colaborar com a disseminação da informação, a SBM realizará ações online para chamar a atenção da população em relação aos hábitos ideais para uma rotina saudável, conforme as dicas abaixo:

• • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
• • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
• • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
• • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
• Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Possíveis sinais e sintomas:

– alterações no tamanho ou forma da mama;
– nódulo único e endurecido;
– vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
– nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
– sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
– sensação de nódulo aumentado na axila;
– espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
– secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
– assimetria entre as duas mamas;
– presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
– endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
– coceira frequente na mama ou no mamilo;
– formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
– inversão do mamilo;
– inchaço do braço;
– dor na mama ou no mamilo.

Além do autoexame, a equipe de enfermagem é treinada para identificar o câncer de mama no estágio inicial. ” Hábitos saudáveis ajudam a prevenir diversas doenças, inclusive o câncer de mama. A mulher fazendo o autoexame, com frequência, ela acaba conhecendo bem seu corpo e fica atenta a qualquer sinal de alteração. Com isso, ela pode procurar um médico a tempo de diagnosticar a doença no início, aumentando as chances de recuperação”, finaliza o presidente do SATEMRJ (Luciano Pinheiro)

Com informações e fontes: Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email