Prezados,
A reunião com os vereadores Carlo Caiado (Presidente), Paulo Pinheiro e Carlos Eduardo e os representantes da intersindical foi propositiva.
As autoridades informaram que terão reunião com o Prefeito Eduardo Paes para tratar do PCCS e solicitar a necessária negociação com as entidades sindicais e a Prefeitura, prevista para o Dia do Trabalhador.
Os sindicatos presentes informaram que desde 29/11/2022 a Prefeitura alega que a proposta financeira apresentada na Mesa de Negociação do SUS é inviável, sem qualquer contraproposta do Executivo Municipal. Contudo o fato concreto é a remuneração aviltante, cuja média salarial não alcança 3 salários mínimos. Muito pouco para quem salva e cuida de vidas humanas. Os sindicatos presentes reafirmaram que a Prefeitura está fazendo economia de caixa, inclusive ao arrepio da LC 191/2022, metendo a mão no bolso do servidor, mantendo os triênios congelados.
Os sindicatos podem rever a pauta financeira do PCCS, alinhando a proposta a partir dos valores Piso Nacional da Enfermagem, desde que se garanta isonomia entre todas as categorias, ressalvando apenas a diferença por nível de formação (fundamental, médio e superior).
Outro ponto que é possível discutir, se refere a composição do Adicional de Qualificação em relação a proposta original.
Os parlamentares foram sensíveis aos pleitos e informaram que a reunião com o Prefeito Eduardo Paes com o Presidente Caiado e os vereadores da Comissão de Saúde, está marcada para o dia 01/05, pela manhã.
Novo encontro entre os sindicalistas e os parlamentares será marcado para tratar dos desdobramentos.
A luta unificada pode ser a chave da vitória, mais uma vez. Da mesma maneira que vencemos a luta do PCCS da Saúde Estadual.
Fique atento aos próximos informes e futuras convocações.
Fotos: Eduardo Barreto _ CMRJ _ Câmara Rio _ Flickr