Na último dia 16/03 (terça), o Sindicato dos auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro (SATEMRJ) entrou com um PEDIDO DE MEDIAÇÃO na justiça do trabalho contra o Município e a RIO SAÚDE, pois, desde o dia 13/02/2021 a RIO SAÚDE deixou de fornecer o PLANO DE SAÚDE, benefício firmado no momento da admissão dos trabalhadores, o que ocasionou diversos prejuízos, como desmarcação de cirurgias e o cancelamento de procedimentos cirúrgicos agendados, exames clínicos, radiológicos e consultas médicas.
A presidente, Miriam Lopes, através do departamento jurídico do sindicato, tentou buscar soluções e negociar com a prefeitura através do Secretário Municipal de Saúde e também com a representante da Empresa Pública de Saúde, ambos sem êxito. Na busca de proteger os direitos fundamentais dos Trabalhadores da Saúde, o SATEMRJ entrou com pedido de sessão de MEDIAÇÃO VIRTUAL, ou seja, uma audiência de conciliação com todas as partes e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Nossos trabalhadores da saúde, por mais absurdo que pareça, perderam o direito de acessar os serviços de saúde que têm direito. Não podemos ficar de braços cruzados, assim que soubemos do ocorrido, tentamos contato com representantes do Município e da RIO SAÚDE e nada foi resolvido. Deixamos claro, nesse pedido de mediação protocolado na justiça, que é indispensável a presença do Ministério Público do Trabalho, a fim de que o conflito possa ser resolvido o mais breve possível.” Finaliza a presidenta do SATEMRJ, Miriam Lopes.