Em meio aos ATOS de trabalhadores por todo o país contra a suspensão do piso salarial da enfermagem pelo STF, ocorre em Fortaleza, no estado do Ceará, o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (24º CBCENF). Com o tema “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem: política, inovação e autonomia.” O evento é promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e está ocorrendo entre os dias 12 de 15 de setembro no Centro de Eventos do Ceará. A programação é híbrida com palestras, mesas redondas, lançamentos de livros, reuniões entre Conselhos e trabalhos científicos, ocorrem ainda premiações dentro dos seguintes temas: Inovação das Práticas de Cuidado; Dimensão Ético Política nas Práticas Profissionais e Tecnologias e Comunicação na Formação de Enfermagem.
A luta pelo PISO SALARIAL é uníssono nas palavras dos trabalhadores da enfermagem presentes no congresso, independente da ocupação e região. *“Os sindicatos representantes das categorias da enfermagem têm exercido papel de destaque na luta e garantia do piso, um conquista histórica da enfermagem. Um evento como esse é importantíssimo para fortalecer a luta pelo piso”, declarou a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem do Município do Rio de Janeiro – SATEMRJ, Miriam Lopes. Estão presentes no congresso, representando o SATEMRJ, as diretoras Ivonete Correa e Dayse Lucidi.
O companheiro Paulo Murilo, membro da comissão eleitoral do SATEMRJ, foi agraciado com uma das maiores honrarias da enfermagem, recebeu a medalha Anna Nery, concedida pelo Cofen a profissionais que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar. “Foi um momento de felicidade e emoção ser condecorado com a medalha Anna Nery do Cofen. Ao longo dos meus 41 anos de profissão entre ser auxiliar, técnico e enfermeiro tive a possibilidade de assistir ao ser humano sempre com respeito, carinho, compreensão e humanidade. Agradeço a Deus, minha família amigos pessoais e de trabalho. Ser reconhecido por seu conselho de classe é um sentimento de dever cumprido.” Afirmou Paulo Murilo, Enfermeiro, Auxiliar e técnico de enfermagem, especializado em enfermagem do trabalho (legislação profissional em saúde), em saúde pública com foco em estratégia de saúde da família, em geriatria e gerontologia, também é coordenador da Conenfsi/Cofen e, atualmente, ocupa o cargo de gerente de vigilância epidemiológica da CST/SUBPAV-SMSRJ.
SATEMRJ NA LUTA!