Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (Smartlab) – elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que os trabalhadores da enfermagem são as maiores vítimas de acidente de trabalho. O Brasil é o 4º no mundo quando se fala em Acidente de Trabalho, foram 21.467 vidas perdidas entre 2012 e 2020, a cada 3 horas um trabalhador morre no Brasil exercendo sua função. Nesta quarta-feira (27), Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro – SATEMRJ realizou, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), uma palestra sobre Acidentes de Trabalho e Assédio na Enfermagem com o Juiz do Trabalho e Gestor Regional de 1º grau do Programa Trabalho Seguro do TRT/RJ, Marcos Dias Castro.
A apresentação foi iniciada com dados referentes aos acidentes de trabalho na enfermagem e aos diversos tipos de assédio sofridos pelos trabalhadores da categoria. Após o término, foi aberta a fala dos participantes que fizeram suas considerações e perguntas ao palestrante.
O encontro contou com a presença de membros da diretoria e departamento jurídico do SATEMRJ. Estavam presentes a presidente Miriam Lopes, as diretoras Sara Miranda, Aisar Santana, Lucimar Oliveira, Ivonete Correa e Regina Silva e o Coordenador Jurídico do sindicato, José Carlos Nunes e o advogado, também do sindicato, Roberto Miguel. Além do membro da Comissão Eleitoral do Sindicato, Paulo Murilo de Paiva, o evento ainda contou com a presença da Profª e Drª Ângela Dias Mendes, que é membro da Câmara Técnica de Inovação da UERJ e das Comissões de Dir. Digital Compliance e Memória do IAB e de Educação da OAB RJ.
Confira a palestra disponível na página do SATEMRJ no Facebook: