Rio de Janeiro, 27 de maio de 2021
Reunião Mesa do SUS
Pautas:

– É colocado que o 152 foi criado abrangendo o grupo por comorbidades, afastados por Covid19, entre outros. Não foi uma mudança. Mas pelo volume, agora havendo organização. SATEMRJ questionou colocar no mesmo código “doente por Covid19” e afastamento preventivo. Não havendo coerência, mas sim prejuízo ao trabalhador além do financeiro.

– Próxima reunião será dado retorno, após estudo de impacto financeiro como foi feito com Enfermeiros.

– Vão aguardar em exercício o trabalhador vacinado com duas doses, com comorbidades, que possui laudo para novo afastamento, até avaliação da perícia. SATEMRJ questiona que a administração pública, está passando por cima da determinação médica, mantendo em exercício, aguardando perícia, o trabalhador que possui laudo médico.O novo afastamento será pelo 155. Possivelmente com as mesmas perdas financeiras do atual 152. Os 60+ com D2, sem comorbidades obrigados a voltar. Gestantes irão se manter afastadas conforme decreto 48892. Quanto a questão de possíveis descontos haverá informes, mas acredita que manterá integral valores, visto estar no decreto e ser decisão do STF como questionado pela Diretora do SATEMRJ. Lactante afastamento próprio da licença.

– Hoje não há como precisar pelo fato de todos estarem no 152. Ficou o compromisso de após mudança dos códigos, que facilitará, estar respondendo esta solicitação.

-Foi colocado pelo SATEMRJ a queixa recorrente da falta de EPIs e situação agravante, ocorrida em determinada unidade, da exigência do uso do mesmo capote por 12h.

-Na mesma unidade a situação dos capotes gerou assédio. Sendo que já há situação ocorrida ano passado,entre outras, que ferem a ética, respeito com trabalhadores em que o SATEMRJ foi a unidade e fez encaminhamentos.
O SATEMRJ se comprometeu apresentar as situações anteriores para possível abertura de sindicância da SMS.

– Será encaminhado a CODESP para estudo de impacto financeiro o aprovado na mesa na gestão anterior, sem mexer no texto. Porém sem compromisso de encaminhar a câmara devido o decreto de congelamento de salários e LRF.
SATEMRJ