O Diretor Luciano Pinheiro falando aos colegas sobre a Luta do Previ-Rio
A Presidente e o Diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Miriam Lopes e Luciano Pinheiro, discutem com funcionários do Lourenço Jorge a iniciativa do Vereador Paulo Pinheiro de mobilizar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, para apurar a situação do fundo previdenciário do município, Previ-Rio.
Esta CPI pretende fazer uma devassa nas contas da autarquia e descobrir a origem do déficit de R$ 2,6 bilhões, que tem previsão de aumentar nos próximos anos. A Presidente Miriam Lopes argumenta que o déficit do Previ-Rio não pode penalizar os aposentados e pensionistas com atraso de pagamento de salário.
O Vereadore Paulo Pinheiro entregou à Mesa Diretora da Câmara Municipal um documento, exigindo esclarecimentos sobre a gestão de Marcelo Crivella. O requerimento pede ainda informações como valor mensal da despesa do município com o pagamento dos servidores ativos e inativos, incluindo o 13º salário de 2017; qual o montante de obrigações de operações de crédito com vencimento até o fim deste ano; qual o valor das dívidas da prefeitura com o BNDES e Caixa Econômica Federal.
Os parlamentares também esperam apurar quais são as projeções de despesas e receitas do município e se indicam algum desequilíbrio como apontado pelo prefeito, qual o grau de endividamento do município e se é possível pegar mais empréstimos para pagar os anteriores. Em linhas gerais, exigem saber o que distingue o quadro do município da situação do estado.
Segundo o documento, o Tribunal de Contas do Município deveria passar informações que mostrem que, se o fluxo atual de receita e despesas pública se mantiver, sem que o município renegocie as dívidas, o pagamento da folha estará comprometido.