A Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Miriam Lopes, questionou o novo Secretário Municipal de Saúde do Rio, Dr. Carlos Eduardo de Mattos, sobre reivindicações urgentes da categoria, durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada dia 10 de janeiro, onde também esteve presente o Diretor do SATEMRJ, Marcos Ferreira.
O calendário de reuniões para discutir e implantar o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) foi a primeira das perguntas. Perguntou se já existem cálculos relativos a carência de recursos humanos nos hospitais municipais e como vai ser suprida. A convocação dos concursados aprovados nos concursos da saúde de 2011 e 2013 e abertura de concurso também fizeram parte dos questionamentos da Presidente do SATEMRJ.
O Secretário Carlos Eduardo disse que está se empenhando para que as convocações dos concursados sejam cumpridas e para que a população seja atendida de maneira adequada. Disse que as convocações devem ocorrer em etapas. Se comprometeu de retomar as negociações do PCCS, destacando que tanto a implantação do plano como a questão dos concursados dependem da situação financeira do Município. O Secretário garantiu ainda que sempre o concurso estará à frente de qualquer tipo de contratação.
Carlos Eduardo ressaltou que está estudando soluções para atender a fila de espera de cirurgias. Segundo ele, a primeira medida neste sentido foi verificar como os Hospitais Federais podem contribuir para atender esta demanda. O Secretário espera responder essas questões até o dia 30 de janeiro.