Foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em Curitiba, 0 15º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação de Enfermagem. Na ocasião, o Diretor do SATEMRJ, Luciano Pinheiro, reafirmou o posicionamento da entidade carioca dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem contrário ao ensino à distância. Argumentou, ainda, que a qualidade do ensino passa pela presença física dos alunos em sala de aula.
A Conferência de Abertura sobre a Formação de Qualidade para o Cuidado e Cidadania levantou as dimensões políticas e sociais da formação técnico científica. Destacou o contexto atual da formação, dando ênfase a perda dos direitos dos profissionais de enfermagem.
A diminuição de recursos para a saúde, para a educação; e o ataque ao SUS e a educação como reflexo da conjuntura política do país foram os assuntos em destaque. Além disso, apontou caminhos para construção de políticas pautadas na ética e no trabalho da enfermagem e os desafios que deverão ser enfrentados.
Foram realizadas onze oficinas, onde os participantes puderam escolher o tema de maior relevância. Após as oficinas, a Tribuna de EAD na formação de enfermagem contou com a participação de entidades representativas de classe: COFEN, COREN-PR, FNE, ABEN-Nacional e sub-sessões. Os posicionamentos destas entidades e do SATEMRJ foram contrários ao curso EAD para a formação tanto no nível médio como no superior, reafirmando o compromisso do nosso sindicato com a categoria, através do Diretor Luciano Pinheiro.
Ademais, foi ressaltada a necessidade de prosseguir o mapeamento da oferta de cursos EAD para Técnicos de Enfermagem, questão esta a ser encaminhada aos órgãos competentes, em carta conjunta, elaborada pelas entidades que fizeram um amplo estudo sobre EAD.