Chame no WhatsApp

Dia 07 de abril é um marco para a história da Saúde. Foi a data de criação da OMS e consequentemente foi definido como também o Dia Mundial da Saúde. Porém, não há muito o que se comemorar, principalmente quando o nosso país bateu o triste recorde de mortes diárias (acima de 4 mil). Estamos diante da maior tragédia sanitária já vista no Brasil!

A celebração do Dia Mundial da Saúde aqui esbarra no negacionismo do governo e na falta de liderança. Aqui a ciência foi posta de lado e no seu lugar veio a importância econômica. Enquanto isso, nossos guerreiros da saúde, em especial os auxiliares e técnicos de enfermagem, estão na linha de frente combatendo diretamente a pandemia. Escalas extenuantes, falta de EPI’s e medicamentos, falta de infraestrutura básica na maioria dos hospitais e, além disso, com salários atrasados e direitos suprimidos. Esse é o cenário da incompreensível realidade que os trabalhadores da categoria enfrentam diariamente.

Não posso deixar de enaltecer nosso Sistema Único de Saúde (SUS), um exemplar sistema que atende a sociedade brasileira, mundialmente reconhecido e com maior abrangência do planeta! Ou seja, deveria ser fortalecido e ampliado, porém, continua sendo desvalorizado por sucessivos governos. Vale ressaltar, que sem o SUS, a quantidade de pessoas que perderam suas vidas para a covid-19 seria muito maior, aliás, a vacinação só não está mais avançada pela má gestão, falta de planejamento e pelo negacionismo do Governo Federal, principalmente pelo atual presidente eleito. A população brasileira escolheu o pior momento para demonstrar sua insatisfação política, elegendo alguém tão despreparado e tão fora da realidade aquém de merecer tal posição, nos tornamos, em apenas 2 anos, uma ameaça biológica mundial!

Precisamos fortalecer nossas bases, valorizar nossos verdadeiros heróis e se manter forte na luta e a principal mensagem hoje é: utilize sempre a máscara, mantenha o distanciamento social e higienize as mãos. Se cuide e proteja o próximo, a vacinação é uma luz no fim do túnel, mas, a pandemia não tem previsão para acabar.

Neste Dia Mundial da Saúde, parabenizamos todos profissionais da saúde, em especial, nossos guerreiros auxiliares e técnicos de enfermagem que, literalmente, doam suas vidas e saúde para cuidar de todos. Precisamos cuidar de quem cuida da gente.

O SATEMRJ CONTINUA NA LUTA!

 

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2021

Miriam Lopes

Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro – SATEMRJ

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email