Home História

Por SATEMRJ

SATEMRJ, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do município do Rio de Janeiro, através de sua Presidente Miriam Lopes, vem a público prestar
solidariedade aos Técnicos, Auxiliares de enfermagem e Enfermeiros de Manaus, diante desse momento trágico e doloroso. Toda nossa admiração e respeito aos profissionais do país pela coragem no enfrentamento a pandemia de COVID19, enfrentando não somente um vírus contagioso, mortal, mas toda dificuldade nas más condições de trabalho e desvalorização que enfrentam.

Vocês são os verdadeiros heróis, sem capa, mas de jaleco e EPIs neste cenário caótico que assola a saúde do país. Pais, mães, filhos, pessoas que todos os dias saem de seus lares para diminuir a dor, angústia e medo de tantos, através de cuidados, escuta e afeto, deixando para trás suas famílias na missão de cuidar do amor de outra família. Esses profissionais não escolheram a Enfermagem, foram escolhidos para exercer a profissão no seu amor ao próximo, no sentimento de acolher, cuidar e valorizar toda vida.

Medo de se contaminar, levar contaminação ao próprio lar, de ser mais um abatido na nobre missão do cuidado, mesmo assim firmes e com sorrisos por trás das máscaras, além dos ferimentos por horas de uso. Seguindo na linha de frente, muitas vezes no limite da exaustão e da tristeza. Sentimentos se misturam entre o riso e felicidade da recuperação de um paciente, dor dilacerante e vunerabilidade diante de um companheiro da profissão perdido para o vírus, sensação de impotência por cada vida ceifada.

A todos vocês nossa imensa admiração, gratidão e nossa luta por valorização, respeito e dignidade. Clamamos a população que se junte na luta de diminuir a sobrecarga nas unidades, com cuidados simples do distanciamento, evitando aglomeração e uso de máscaras. Estamos também perdendo profissionais. Precisamos cuidar de quem cuida. Aos governantes de todas as esferas e patrões das rede privada, que se conscientizem da importância da Enfermagem em todos os espaços de saúde, na assistência do nascimento a morte. Mas principalmente na luta por salva, recuperar, nunca desistindo de qualquer vida.

SATEMRJ na Luta!!!

Miriam Lopes na Luta!

Veja também:

Deixe um comentário