Chame no WhatsApp

O SATEMRJ faz reunião com a Secretaria de Saúde

Reunião ocorrida na Secretaria de Saúde

Secretário de Saúde: Dr Daniel Soranz
SATEMRJ: Presidente Miriam Lopes e Diretora Lucimar
SINTSAUDERJ: Eliza Abrantes

O SATEMRJ esteve ontem (6), em reunião com o Secretário de Saúde Daniel Soranz.
Também presente o SINTSAUDERJ, a convite do SATEMRJ, visto haver pauta em comum.

☑️Perguntado a respeito dos pagamentos de salários e 13° das OSs, Rio Saúde e Servidores, a informação foi de que tanto OSs e Rio Saúde até terça-feira estará sendo pago. Inclusive informa que a maioria já está paga. Em relação ao Servidor ainda sem previsão do 13°, já o pagamento de salário o Secretário de Fazenda Pedro Paulo é quem estará anunciando ainda esta semana a data. A Presidente Miriam Lopes informou já haver assembleia marcada com pauta de greve, pois não aceita atraso de salário e parcelamento do 13°. Em relação a CIEDS, que não é OSs e sim ONG, solicitou uma comissão de trabalhadores junto ao SATEMRJ e reunião.

☑️Pauta do SATEMRJ e SINTSAUDERJ a respeito dos afastamentos por comorbidades e corte da insalubridade. O Secretário informa que manterá tais afastamentos, porém em relação ao pagamento da gratificação em questão, que estava novamente em discussão no final do mandato da gestão anterior, ele informa ter que refazer o processo. A colega Eliza Abrantes representante dos ACEs lembra que a insalubridade não é um gasto a mais. Já estava no Salário, foi retirada durante afastamento, não sendo novo orçamento. Discordamos da necessidade de novo processo, por saber da demora e prejuízo aos trabalhadores. Inclusive colocado pela Diretora Lucimar retorno de muitos desses trabalhadores, por não ter como se manter, adoecimento e óbito por COVID19. Solicitamos humanização.

☑️ Em relação a Rio Saúde especificamente, o SATEMRJ solicitou a insalubridade de 40% dos técnicos, onde somente a cúpula recebeu. O Secretário informa ter conhecimento e está sendo aberta sindicância para apurar esses pagamentos feitos. Também questionamos a situação do INSS, pois trabalhadores informam na necessidade de afastamento por doença, verificarem apesar do recolhimento, não estar sendo pago. A Rio Saúde informou na época, estar em dia e a dificuldade da comprovação ser por falta de formulário do e-social. A Presidente do SATEMRJ também solicita resolver a questão das rescisões e homologações e baixa na carteira dos técnicos. E em relação ao INSS, Secretário confirmou não está sendo pago, pois a Rio Saúde alegou falta de dinheiro. Estará abrindo sindicância para apurar as situações e puxando os débitos para ver como será pago.

☑️ Com relação aos concursos de 2019, Estatutário e Rio Saúde, não serão convocados por enquanto. Alegando falta de dinheiro.

☑️ Também foi solicitado pela Presidente do SATEMRJ gratificação para os técnicos de enfermagem assim como foi dado para os ACS. Que hoje recebem igual ao TÉCNICO de enfermagem, porém não exercem tal função.

☑️ Falamos a respeito das Unidades de saúde, sem condições de trabalho, sem RH, sem local de descanso digno, falta de insumos e todo caos vivido por nossos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. O Secretário refere já estar ciente.

☑️ Em relação aos assédios sofridos por nossos trabalhadores, situações de unidades já encaminhadas a antiga gestão, informamos também encaminhamento ao MP e COREN. Fatos e nomes deverão ser encaminhados ao SATEMRJ para resolver junto ao Secretário.

☑️ O SATEMRJ foi apresentado a todos os Diretores das unidades da atual gestão. A Presidente Miriam Lopes sinalizou a necessidade de agenda com cada unidade, para diálogo das necessidades da categoria.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email